Formação de Pregadores: capacitação para novos desafios

Post date: Jun 6, 2012 3:09:28 PM

Atualmente, temos na grade curricular do Instituto de Educação a Distância da RCCBRASIL seis cursos de formação. Alguns deles são novidades, como o Anuncia-me e o Carismas. No entanto, outros estão há mais tempo na grade e continuam atraindo grande número de interessados. É o caso do curso de Formação de Pregadores, oferecido pelo IEAD desde os seus primeiros meses. Confira nesta entrevista com o professor Dercides Pires mais detalhes sobre essa proposta de formação.

Portal RCCBRASIL: Qual o objetivo principal do Curso de Formação de Pregadores?

Dercides Pires: O objetivo principal do curso é formar pregadores. Esse é o objetivo imediato. Mas poderíamos acrescentar outras finalidades, como formar pregadores para evangelizar melhor, para que façam a vontade de Deus com eficácia.

Portal RCCBRASIL: Onde o aluno pode atuar após a sua formação no IEAD?

Dercides Pires: A formação que fazemos para pregadores segue as orientações tradicionais da "boa e velha" oratória, essa arte milenar. Nós recolhemos aqueles ensinamentos da oratória, aquela que o advogado usa no júri, que o professor usa em sala de aula, que pudessem ajudar na formação do pregador. Então, nesse sentido, a pessoa que faz o nosso curso pode utilizar as técnicas aprendidas para falar em público, para se colocar melhor. Serve para várias áreas, em sua vida civil e profissional. Já em relação à vida cristã, as técnicas podem ser usadas onde formos chamados a pregar: no Grupo de Oração, no encontro, numa reunião de família, em qualquer lugar onde formos chamados a falar uma ‘palavrinha’.

Portal RCCBRASIL: As oficinas práticas oferecidas pelas dioceses complementam o curso?

Dercides Pires: Na verdade, quando falamos de formação de pregadores, ela precisa de teoria e prática. A parte teórica, ela pode ser encontrada em apostilas, livros. E aí entra o IEAD. Tudo isso serve para termos um embasamento teórico, para que depois possamos ir para as oficinas. Como essa é uma formação que envolve desenvolvimento de habilidades, não dá para ficar só na teoria. Por isso, entra a necessidade das oficinas. Por isso, quem faz IEAD, seria bom que fizesse as oficinas, pois ali treinamos aquilo que a gente aprendeu.

Como mostrado pelo professor, o curso de Formação de Pregadores possibilita o início na preparação para o exercício desse Ministério dentro da RCC, como também capacita os alunos para diversos desafios da vida.