Notícias

XIII Carnaval com Cristo - 2016

postado em 25 de jan de 2016 18:05 por Mauricio Aguilar


Bento XVI: O amor é a única força que pode transformar o mundo

postado em 8 de jun de 2012 06:49 por Alex Reis

VATICANO, 03 Jun. 12 / 01:00 pm (ACI/EWTN Noticias)

Papa Bento XVI pediu às famílias que recordem que, apesar das dificuldades que enfrenta a vocação matrimonial nestes tempos, o amor é “a única força que pode verdadeiramente transformar o mundo”.

Em sua homilia durante aMissa de encerramento do VII Encontro Mundial das Famílias, no Parque Bresso de Milão diante de mais de um milhão de fiéis, Bento XVIassinalou aos esposos presentes no evento que “na vivência do matrimônio, não dais qualquer coisa ou alguma atividade, mas a vida inteira. E o vosso amor é fecundo, antes de mais nada, para vós mesmos, porque desejais e realizais o bem um do outro, experimentando a alegria do receber e do dar”.

“Depois é fecundo na procriação generosa e responsável dos filhos, na solicitude carinhosa por eles e na educação cuidadosa e sábia. Finalmente é fecundo para a sociedade, porque a vida familiar é a primeira e insubstituível escola das virtudes sociais, tais como o respeito pelas pessoas, a gratuidade, a confiança, a responsabilidade, a solidariedade, a cooperação”. 

O Santo Padre precisou que “Não é só a Igreja que é chamada a ser imagem do Deus Uno em Três Pessoas, mas também a família fundada no matrimônio entre o homem e a mulher. No princípio, de fato, «Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus: Ele os criou homem e mulher. Abençoando-os, Deus disse-lhes: "Crescei e multiplicai-vos"» (Gn 1, 27-28)”.

“Deus criou o ser humano, homem e mulher, com igual dignidade, mas também com características próprias e complementares, para que os dois fossem dom um para o outro, se valorizassem reciprocamente e realizassem uma comunidade de amor e de vida. O amor é o que faz da pessoa humana a autêntica imagem de Deus”, completou.

“Aos vossos olhos foi oferecido o testemunho de tantas famílias, que indicam os caminhos para crescer no amor: manter um relacionamento perseverante com Deus e participar na vida eclesial, cultivar o diálogo, respeitar o ponto de vista do outro, estar disponíveis para servir, ser paciente com os defeitos alheios, saber perdoar e pedir perdão, superar com inteligência e humildade os possíveis conflitos, concordar as diretrizes educacionais, estar abertos às outras famílias, atentos aos pobres, ser responsáveis na sociedade civil”.

Bento XVI sublinhou que “todos estes são elementos que constroem a família. Vivei-os com coragem, pois na medida em que, com o apoio da graça divina, viverdes o amor mútuo e para com todos, tornar-vos-eis um Evangelho vivo, uma verdadeira Igreja doméstica”.

O Santo Padre pediu aos esposos cuidar dos seus filhos e, “num mundo dominado pela técnica”, transmitir-lhes com serenidade e confiança as razões para viver, a força da fé desvendando-lhes metas altas e servindo-lhes de apoio nas fragilidades. 
.“Mas também vós, filhos, sabei manter sempre uma relação de profundo afeto e solícito cuidado com os vossos pais, e as relações entre irmãos e irmãs sejam também oportunidade para crescer no amor”.

Em sua homilia, o Papa recomendou às famílias que peçam freqüentemente a ajuda da Virgem Maria e São José para ensinar-lhes a acolher o amor de Deus, tal como eles o acolheram.

Bento XVI também se dirigiu a aqueles fiéis que, apesar de compartilhar e viver os ensinos da Igreja sobre a família “estão marcados por experiências dolorosas de falência e separação. Sabei que o Papa e a Igreja vos apoiam na vossa fadiga. Encorajo-vos a permanecer unidos às vossas comunidades, enquanto almejo que as dioceses assumam adequadas iniciativas de acolhimento e proximidade”.

O Papa recordou às famílias que “para nós, cristãos, o dia de festa é o Domingo, dia do Senhor, Páscoa semanal”.

“Queridas famílias, mesmo nos ritmos acelerados do nosso tempo, não percais o sentido do dia do Senhor! É como o oásis onde parar para saborear a alegria do encontro e saciar a nossa sede de Deus”.

O Papa destacou que família, trabalho e festa são “três dons de Deus, três dimensões da nossa vida que se devem encontrar num equilíbrio harmonioso”.

“Harmonizar os horários do trabalho e as exigências da família, a profissão e a maternidade, o trabalho e a festa é importante para construir sociedades com um rosto humano”.

Bento XVI afirmou que “É preciso educar-se para crer, em primeiro lugar na família, no amor autêntico: o amor que vem de Deus e nos une a Ele e, por isso mesmo, «nos transforma em um Nós, que supera as nossas divisões e nos faz ser um só, até que, no fim, Deus seja "tudo em todos" (1 Cor 15, 28)»”. 

14ª Torcida de Deus: você é convidado especial - 7 de junho

postado em 6 de jun de 2012 08:11 por Alex Reis

  • Editar
A 14ª Torcida de Deus e a abertura da IV Assembleia do Povo de Deus (APD) serão realizadas pela Arquidiocese de Belo Horizonte, na próxima quinta-feira, dia 7 de junho, a partir das 14h, no Ginásio do Mineirinho. Momento especial e de grande alegria, que contará com participação dos bispos, padres, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas e milhares de fiéis das 270 paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte.   Programação:

14h - Acolhida com Juarez Elisiário

14h30 - Palavra do bispo auxiliar dom Luiz Gonzaga Fechio e início das apresentações musicais

14h40 - Apresentações - Juarez Elisiário

15h - Show de Marcelinho de Lima e Camargo

15h25 - Momento de catequese com os bispos auxiliares dom João Justino e dom Wilson Angotti

15h40 - Momento de Espiritualidade com o bispo auxiliar dom Joaquim Mol - apresentação do músico Tom de Minas

16h - Celebração  Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, concelebrada pelos bispos auxiliares

17h30 - Início da procissão do Santíssimo Sacramento e bênçãos

18h - Momento  Mariano

19h - Encerramento  

Celebrada pela Arquidiocese de Belo Horizonte a cada três anos, no Dia de Corpus Christi - o corpo e o sangue de Jesus Cristo presentes no Sacramento da Eucaristia, a Torcida de Deus teve início em 1975, para reunir e congregar as famílias católicas mineiras em um momento especial de comunhão e testemunho do povo de Deus na fé cristã e no Santíssimo Sacramento.

Importante momento da caminhada evangelizadora da Igreja, a IV APD  expressa a comunhão, colegialidade e corresponsabilidade pastoral. É quando todos os católicos são convidados a construírem as diretrizes da evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Todos estão convidados para participar no ginásio do Mineirinho - Av. Abrahão Caram, 1.000 - Pampulha - BH. A programação também será transmitida pela TV Horizonte (19 UHF, 22 NET, 24 OI, 15 - Sabará e 57 - Caeté) e Rádio América (AM 750).

O convite é gratuito e necessário para entrada no Mineirinho. Não esqueça de retirá-lo na sua paróquia.

Mais informações: (31) 3269-3100.

Fonte: Arquediocese de Belo Horizonte

Formação de Pregadores: capacitação para novos desafios

postado em 6 de jun de 2012 08:09 por Alex Reis

  • Editar
Atualmente, temos na grade curricular do Instituto de Educação a Distância da RCCBRASIL seis cursos de formação. Alguns deles são novidades, como o Anuncia-me e o Carismas. No entanto, outros estão há mais tempo na grade e continuam atraindo grande número de interessados. É o caso do curso de Formação de Pregadores, oferecido pelo IEAD desde os seus primeiros meses. Confira nesta entrevista com o professor Dercides Pires mais detalhes sobre essa proposta de formação.

Portal RCCBRASIL: Qual o objetivo principal do Curso de Formação de Pregadores?

Dercides Pires: O objetivo principal do curso  é formar pregadores. Esse é o objetivo imediato. Mas poderíamos acrescentar outras finalidades, como formar pregadores para evangelizar melhor, para que façam a vontade de Deus com eficácia.

Portal RCCBRASIL: Onde o aluno pode atuar após a sua formação no IEAD?

Dercides Pires: A formação que fazemos para pregadores segue as orientações tradicionais da "boa e velha" oratória, essa arte milenar. Nós recolhemos aqueles ensinamentos da oratória, aquela que o advogado usa no júri, que o professor usa em sala de aula, que pudessem ajudar na formação do pregador. Então, nesse sentido, a pessoa que faz o nosso curso pode utilizar as técnicas aprendidas para falar em público, para se colocar melhor. Serve para várias áreas, em sua vida civil e profissional. Já em relação à vida cristã, as técnicas podem ser usadas onde formos chamados a pregar: no Grupo de Oração, no encontro, numa reunião de família, em qualquer lugar onde formos chamados a falar uma ‘palavrinha’.

Portal RCCBRASIL: As oficinas práticas oferecidas pelas dioceses complementam o curso?

Dercides Pires: Na verdade, quando falamos de formação de pregadores, ela precisa de teoria e prática. A parte teórica, ela pode ser encontrada em apostilas, livros. E aí entra o IEAD. Tudo isso serve para termos um embasamento teórico, para que depois possamos ir para as oficinas. Como essa é uma formação que envolve desenvolvimento de habilidades, não dá para ficar só na teoria. Por isso, entra a necessidade das oficinas. Por isso, quem faz IEAD, seria bom que fizesse as oficinas, pois ali treinamos aquilo que a gente aprendeu.

Como mostrado pelo professor, o curso de Formação de Pregadores possibilita o início na preparação para o exercício desse Ministério dentro da RCC, como também capacita os alunos para diversos desafios da vida.

Juventude latina e sua articulação para o Mundial de Jovens

postado em 6 de jun de 2012 08:08 por Alex Reis

  • Editar
A juventude latino-americana será uma das mais presentes durante o Encontro Mundial de Jovens da RCC. São muitas as inscrições já confirmadas e outras mais ainda pendentes.

Um tempero a mais para essa grande festa que ocorrerá de 10 a 15 de julho, em Foz do Iguaçu/PR. A secretária juvenil do Conselho Católico Carismático Latino-americano (CONCCLAT), Daiane Toigo Trentin, em entrevista ao site do EMJ, conta sobre as expectativas e a articulação realizada na América para o encontro. Confira!

Como está a articulação da juventude latino-americana para a participação no Encontro Mundial de Jovens?

Os jovens da América Latina têm se articulado desde o ano passado, através da organização das caravanas, arrecadação de fundos e de uma rede latino-americana de intercessão pelo encontro.

Todos os países têm realizado momentos de oração pelo Encontro Mundial e pela participação do maior numero de jovens possível.

Pelos contatos que tens feito, quais são as expectativas manifestadas pelos jovens?

Em sua grande maioria os jovens estão com altas expectativas em relação ao encontro. O sentimento que está em todos os corações é de que será um momento profético para a Igreja e para a RCC, em especial na sua juventude.

Qual a importância da participação da juventude latino-americana – e do resto do mundo também – no encontro?

Entendo que este será um encontro que reunirá lideranças juvenis da RCC de diferentes países. E é justamente aí que se encontra a principal importância do encontro. Quando líderes se reúnem, em qualquer espaço, ideias novas sempre surgem. E eu acredito que, ao reunirmos não os futuros, mas os atuais líderes jovens do nosso Movimento, após este encontro, novas ideias, novas visões sobre o mundo, o nosso Movimento e a nossa missão surgirão.

Além disso, não podemos esquecer que um encontro como este gera um dos frutos mais importantes na Igreja: a comunhão de coração.

Sem dúvidas, a partir deste momento, o simples fato de eu saber que existe um jovem na Índia, no Peru ou na Austrália, mas que eu conheço, que eu já conversei, rezei junto, olhei no olho, que luta pelo mesmo ideal, ama o mesmo Senhor que eu amo será impulso para a minha vida, não somente no Movimento e missão, mas como pessoa.

Isso sem contar as trocas de experiências e amizades que surgirão e poderão ser cultivadas principalmente via redes sociais, como o Facebook.

Na Secretaria, temos trabalhado em cada país da América Latina o tema de "uma nova geração". Esta nova geração é a nova geração da Renovação, uma geração que é fruto dos desafios existentes no mundo atual e que buscará dar conta destes desafios. E, para isso, precisamos nos aprofundar, precisamos estar próximos como irmãos, nos conhecermos, na medida possível da distância nos amarmos, para juntos buscar novas ideias e novas respostas.

Por isso, estamos organizando uma pré-missão em Porto Iguaçu, direcionada aos líderes jovens da América Latina. Cada país enviará seu coordenador nacional jovem e mais outra liderança para dias de missão, formação e comunhão.

A ideia é reunir essa equipe para que possamos passar uma semana nos conhecendo, partilhando, rezando juntos, compartilhando experiências dos países e também saindo em atividades missionárias na cidade argentina.

Para esta missão estamos contando com o total apoio da coordenação nacional da RCC Argentina e do CONCCLAT, na pessoa da sua presidente Shenny e dos demais coordenadores naciionais adultos de cada país.

Festa de Santo Antônio

postado em 6 de jun de 2012 08:07 por Alex Reis

  • Editar
A Paróquia de Santo Antônio convida a todos para a Festa de seu padroeiro que acontecerá dos dias 26 de maio a 13 de junho de 2012. Durante os festejos acontecerá Missas, Adoração ao Santissimo, procissão...e também após as Celebrações haverá animação com grupos musicais e barracas com lanches diversos. No dia 7 (quinta-feira) a noite será dedicada a Renovação Carismática Católica. Todos os Grupos de Oração da Forania Nossa Senhora do Pilar estão convidados.

"Enfim, irmãos-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos , tende a um mesmo sentir e pensar, vivei em paz, e o Deus do amor e da Paz estará convosco." (II Cor.13,11)

Servos do Ministério São Dimas da RCCBH estiveram presentes em mais uma formação

postado em 6 de jun de 2012 08:05 por Alex Reis

  • Editar

Com grande alegria e sede de conhecimento, que vários servos do Ministério São Dimas da RCCBH estiveram presentes em mais uma formação no dia 03/06. Iniciamos as 09:00 hs com louvor seguido de um forte momento de adoração na singela mas linda Capela da sede da RCCBH, aonde vários irmãos sentiram suas forças sendo revigoradas na presença do Senhor Jesus no Sacrário. A 1° pregação foi com a irmã Erika L. Moreira, que trabalhou o tema Evangelizando, Louvando e seguindo as leis. Erika proclamou uma profecia que indicava que os servos formados são como hidrantes preparados para  abastecer caminhões, que no nosso caso seria como estar sempre preparados para exercer a nossa função. Após o almoço, reiniciamos com louvor e a 2° Pregação foi com o irmão Saulo, abordando o tema "Apascenta as minhas ovelhas". Ele lembrou de alguns irmãos que já não estão mais exercendo seu chamado no MSD e que portanto cabe a nós não abandonarmos estes irmãos e mais ainda, buscarmos novos servos. Na sequência o Coordenador do MSD na Arquidiocese Wesley Campos passou alguns vídeos  que ilustraram muito bem a realidade do carcere no brasil. O que se tem de melhor e mais produtivo na ressocialização dos encarcerados  é feito por ONGS compostas por homens e mulheres que se já não passaram pelo carcere tiveram familiares lá dentro. A 3° e última pregação foi feita por Miguel A. Souza, Coordenador estadual do MSD. Ele enfatizou a importância que os leigos tem na Igreja e por consequência também na RCC e no MSD. Ele disse: "De nós leigos a Igreja espera não só uma indentificação, mas uma aplicação constante. Somos a parte operacional. Vamos a Luta". No enceramento ficou programado para julho ou agosto um retiro para todos os servos do MSD da RCCBH.

É Natal

postado em 14 de dez de 2011 09:20 por Natalia Fidelis

Dia 23/12/2011 às 20hs na Sexta na Feira, Praça Bernardino de Lima, louvor de Natal.
Esperamos por você e sua família para celebrarmos o nascimento de Jesus com o Ministério das Artes RCC Pilar.

 

Louvor da Forania - Domingo, 11/12 na Matriz do Pilar

postado em 2 de dez de 2011 06:46 por Alex Reis

 
Vamos prestigiar este grande momento de Louvor, Ação de Graças e Unidade!!!
 
Pré- programa :
13h00min : Terço dos Homens
13h40min: Pregação do Michel
14h30min: Pregação Alessandra - GO dia do Avivamento (bairro Camargos)
16h15min: Santa Missa (Frei Genildo)
17h45min: Encerramento
 
 

Coordenação da Forania na gestão 2012-2015

postado em 7 de nov de 2011 04:30 por Alex Reis

Amados,

Ontem, dia 06/11, no evento Celebrando a Unidade - quem não foi, perdeu, faz tempo que não vou a um encontro tão bom! - foram divulgados os nomes dos novos coordenadores das foranias de nossa região episcopal.

Lembrando que em nossa forania a lista tríplice era composta por: Giovane, Vânia e Kely, nomes selecionados em votação pelos núcleos dos grupos de oração no dia 18/09/11.

E ... a equipe e conselho arquidiocesano da RCC escolheu ...
... Vânia Mara para assumir a coordenação da forania.

Deus a abençoe nessa nossa missão, filha!!!
E, desde já, peço a todos o apoio necessário nessa nova gestão 2012-2015.

A posse será terça-feira, dia 10 de janeiro de 2012, às 19:00 horas, ao lado da Basílica de Lourdes, na Rua da Bahia, em Belo Horizonte.

Grande abraço e que o Papai do Céu derrame Seu Infinito Amor constantemente sobre cada um de nós!
Alex

1-10 of 82